Artigos

  • Kenu Satyanarayana

A Origem do Yoga

O Yoga é antes de mais nada uma cultura. Quem foi a Índia sabe que a cultura deles é muito forte e de fato milenar.


É inato ao indiano preservar, praticar e transmitir a sua cultura, geração a geração, cultura essa que não é simples, mas bastante diversificada e profunda, especialmente no que tange ao desenvolvimento humano e espiritual.


O Yoga tem sua origem na denominada cultura Rishi, civilização que se desenvolveu no Vale do Indo, às margens do rio Sarasvati, há mais de 10.000 anos (Mehrgah. Mohenjo-daro, Harappa, Lothal e outras cidades) .


Ao contrário do que se pensa, em razão da antiguidade, não era uma civilização rudimentar e totêmica/religiosa, ao contrário, tratou-se de uma civilização avançada, extremamente igualitária e muito desenvolvida social e espiritualmente (espiritualidade não é sinônimo de religiosidade).


Tanto é que o pensamento desenvolvido nesta cultura resultou na primeira escritura do planeta, conhecida como Vedas, é o substrato de praticamente todas as filosofias e religiões orientais e das principais linhas de pensamento (darshanas - samkhya, vedanta, etc.) indiano, inclusive é base do hinduísmo (1) religioso e filosófico, do budismo, para citar apenas as mais conhecidas, bem como influenciou o pensamento chinês (Bodhidharma) e também os principais pensadores gregos (Sócrates, Platão, Pitágoras etc).


Tudo que se sabe sobre Yoga atualmente, todas as técnicas (yamas e niyamas, ásanas, pránáyámas, kriyas, bandhas, meditação, mantras etc.) têm origem naquela cultura e se mantem até a atualidade sem necessidade de atualizações. O Yoga é anterior ao Hinduísmo, Budismo ou Cristianismo.

Os Rishis eram os mentores da civilização do Vale do Indo (por isso cultura Rishi).


Rishi … ou vidente é um termo para designar seres iluminados, de acentuada percepção psíquica e de sabedoria visionária. Na era védica, os Rishis viviam em retiros sozinhos ou com seus discípulos. Estes Rishis eram os inspirados transmissores dos Vedas…” (2).

Um evento natural de ordem geológica desencadeou na seca do rio Sarasvati, e esta cultura ao migrar para outras regiões miscigenou-se com outro povo, os arianos, formando o que hoje conhecemos como Índia.


O conhecimento sobre o Yoga fora perpetuado através da citada forte característica dos indianos de transmissão do conhecimento (paramparay - tradição oral mestre-discípulo), característica esta herdada da cultura Rishi, a qual é assim preservada até a atualidade, mesmo com o desenvolvimento da escrita, pois a simples leitura não consegue, por si só, transmitir a profundidade dos efeitos práticos do Yoga e de outras tradições do conhecimento filosófico e espiritualista da antiga Índia.


Quer saber mais?

Entre em contato conosco, conheça nosso trabalho e sugira outros temas relacionados ao Yoga, cultura hindu e hinduísmo, dárshanas (pontos de vista, linhas filosóficas) indianos.


1. O conteúdo de todos nossos textos são oriundos do estudo de inúmeros autores nacionais, estrangeiros e, principalmente, indianos e provém também dos darshans (aulas/ensinamentos) transmitidos pelo nosso mestre Swami Vyaghra Yogi - Mestre Uberto Gama - (transmissor paramparay da linha Vidya Yoga) que ocorrem todos os sábados no Vidya Ashram.


2. Himalayan Academy. “What is Hinduism? India: Himalayan Academy, 2007, p. 376.


Horários de Atendimento:
Segunda à sexta-feira,

das 7h às 20h.

Informações e contato:

gruporudra@gmail.com

(41) 99187-1888

Locais de atendimento​:

         Clínica Vidya - www.clinicavidya.com - Juvevê - Curitiba/PR

         Samavêda - Filosofia & Yoga - www.samaveda.com.br - Juvevê - Curitiba/PR

         Em sua casa, condomínio ou empresa

81864c_bec8afa2815641ef96d7e6165d539e37_