Horários de Atendimento:
Segunda à sexta-feira,

das 7h às 20h.

Informações e contato:

gruporudra@gmail.com

(41) 99187-1888

Locais de atendimento​:

         Clínica Vidya - www.clinicavidya.com - Juvevê - Curitiba/PR

         Samavêda - Filosofia & Yoga - www.samaveda.com.br - Juvevê - Curitiba/PR

         Em sua casa, condomínio ou empresa

81864c_bec8afa2815641ef96d7e6165d539e37_

Artigos

  • Kenu Satyanarayana

Dia Mundial do Yoga e o Ministério do Yoga

Atualizado: 24 de Set de 2019

O dia Mundial do Yoga é celebrado no dia 21 de junho, data proposta pelo primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, este praticante de yoga e vegetariano, às Nações Unidas e apoiado por 175 países-membros da ONU em sua escolha. Este dia foi escolhido pelo governo indiano pois é o dia do início do solstício de verão, no hemisfério norte, hemisfério onde se encontra a Índia, país onde surgiu o Yoga, há mais de 10.000 anos e segundo lendas indianas, o dia em que Shiva, o criador do Yoga, transmitiu pela primeira vez em nosso planeta o Yoga.


A escolha de uma data para celebrar o Yoga tem como objetivo popularizar esta tão nobre prática milenar, que conduz seus praticantes ao despertar de sua consciência espiritual e a unidade entre o ser, o praticante, o mundo e a natureza que o envolve. Através das suas mais variadas técnicas, físicas, respiratórias, de meditação, entre outras (veja o artigo sobre A Origem do Yoga – aqui), o Yoga tem como objetivo a libertação em vida.


Primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, em prática pública do Dia Mundial do Yoga em 2019.


O Yoga chegou oficialmente ao ocidente em 1893 com Swami Vivekananda, que participou do Congresso Mundial de Religiões em Nova Iorque, desde então, esta prática somente cresceu e difundiu-se pelos continentes ocidentais.


Levando em consideração a importância que a Índia tem dado para difundir o Yoga e o fortalecer com a seriedade que ele merece, no dia 09/11/2014, foi criado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, o Ministério do Yoga. Este Ministério é denominado AYUSH (Ayurvêda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha, (Unani e Siddha são práticas semelhante ao Ayurvêda) e Homeopatia). Este ministério tem como função difundir e fortalecer as medicinas complementares e tradicionais da Índia e o Yoga, assim também, como as preservar e resgatar suas práticas ancestrais.


Para o Yoga, o ministério auxilia na formalização da prática diante da política mundial. A Índia busca, através do ministério e do dia mundial do Yoga, que todos saibam que a origem desta ciência milenar é seu país. O dia 21 de junho tem se tornado mais popular a cada ano com conglomerações de milhares de praticantes em praças ao redor do mundo.


Para a ONU (Organização das Nações Unidas) a celebração do dia mundial do Yoga faz-se importante para difundir a paz mundial. Segundo as Nações Unidas, “Yoga é uma antiga prática física, mental e espiritual, originária da Índia”. A palavra é derivada do sânscrito e significa “unir”, simbolizando “a união do corpo e da consciência”. Para a ONU a criação do dia Mundial do Yoga busca a conscientização de uma vida mais equilibrada e saudável.